Qual é o manejo adequado dos frangos antes do abate?

Cuidados importantes para garantir a qualidade no processo de abate dos frangos


O manejo pré-abate compreende o período que se inicia após a fase de criação, com a retirada da ração, e vai até o sacrifício das aves no frigorífico, explica o Prof. Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, do Curso CPT Como Montar E Operar Um Pequeno Abatedouro De Frangos.


Fatores como temperatura, transporte e método de captura influenciam significativamente na cor, textura e qualidade pós-mortem da carne.

A escolha do momento para retirar os frangos destinados ao abate deve ser feita com antecedência, preferencialmente nas horas mais frescas do dia para evitar perdas por insolação e hipertermia.


Algumas horas antes do horário combinado, as instalações devem ser preparadas de acordo com o tipo de equipamento do aviário. Os comedouros não devem ser abastecidos para evitar desperdício e fornecer um período de jejum às aves. Deve-se fornecer apenas água para facilitar o esvaziamento do trato digestivo das aves, garantindo a qualidade do produto final.


Durante os meses de calor intenso, a retirada da água deve ser feita de forma escalonada para que as aves fiquem o mínimo de tempo possível sem acesso à água.


A apanha dos frangos é geralmente realizada durante a noite por equipes de apanhadores, visando minimizar o número de aves injuriadas. É importante proporcionar o mínimo de estresse possível para reduzir a perda de peso e o número de contusões, fornecendo baixa intensidade de luz para manter as aves calmas e considerando a idade e o peso das aves.

 

A apanha manual é a mais utilizada na produção de frango de corte e pode ser feita de diversas maneiras. A apanha pelas pernas, embora ainda muito utilizada, pode causar lesões externas e internas nos músculos e pernas, sendo menos eficiente. Já a apanha pelo pescoço, método mais recente, pode levar a lesões de pele e aumentar o estresse das aves. O método mais comum é a apanha pelo dorso, oferecendo maior proteção à integridade física das aves e resultando em maior rendimento, devido à redução das lesões físicas, perdas e custos operacionais diretos e indiretos.


Depois de apanhados, os frangos são colocados dentro de engradados plásticos, cada um comportando um número específico de aves. A capacidade de cada engradado varia dependendo se são frangos grandes ou do tipo galeto. Um frango grande deveria ocupar cerca de 300 cm² de piso do engradado. No entanto, ainda não há legislação específica sobre bem-estar animal no Brasil (COTTA, 2003).


Qual é o manejo adequado dos frangos antes do abate?

A capacitação profissional na área de avicultura torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. O Curso CPT Como Montar E Operar Um Pequeno Abatedouro De Frangos, é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça agora os Cursos na Área Avicultura.
Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 02-04-2024 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.